top of page

Certificado digital é a identidade virtual, como assim?

Atualizado: 29 de nov. de 2021




O Certificado digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa física ou jurídica que o utiliza, funcionando como um RG virtual, o certificado digital confere validade jurídica e aspectos de segurança digital em transações eletrônicas.

Com ele, é possível assinar documentos, emitir notas fiscais e fazer diversas operações remotas com legitimidade jurídica.

Este documento garante proteção às transações realizadas através da internet e outros serviços digitais, já que a tecnologia foi desenvolvida para fornecer autenticidade, confidencialidade, integridade e segurança às informações.

Em um contexto atual de vazamentos de dados e fraudes nas transações eletrônicas, um dos pontos críticos para quem negocia online é a segurança da informação, o que ainda distancia muitas pessoas da mobilidade das transações digitais.

Além dos benefícios abordados anteriormente, segue lista com as principais vantagens de um Certificado Digital:

  • Assinatura eletrônica

Por conta da tecnologia da criptografia de dados, o documento possibilita ao titular autorizar transações e até mesmo assinar documentos online, com o mesmo valor de uma assinatura manuscrita e autenticada – deixando de lado o uso de papel e caneta e a necessidade de deslocamento.

  • Redução de custos

Com a possibilidade de que processos sejam realizados integralmente no meio digital, o certificado reduz gastos relacionados à compra, impressão e armazenamento de documentos em papel, ao transporte e à mão de obra pois melhora a eficiência das operações, além de reduzir custos com operação, aumenta a produtividade, permitindo que os colaboradores foquem em atividades que tragam mais resultados para a empresa.

  • Proporciona mobilidade

Com o certificado é possível concretizar negócios a longa distância. Um empresário daqui do Brasil pode fechar um negócio com outro que esteja em viagem no México, por exemplo. Basta eles entrarem em uma plataforma para assinaturas de documentos, via computador, tablet, ou smartphone, e assinar com o certificado digital.

  • Segurança jurídica

Os documentos compartilhados e assinados eletronicamente possuem legitimidade jurídica, tal qual documentos com reconhecimento de firma em cartórios. Ou seja, em poucos cliques, qualquer documento eletrônico pode ser assinado com validade jurídica. Todo o processo que antes era burocrático, se torna simples e prático.



Preciso obter um certificado digital



Depois de todos os benefícios que já listamos, você ainda tem dúvida se precisa de um Certificado Digital? De modo geral, todas pessoas (físicas ou jurídicas) que desejam realizar determinadas atividades na internet de maneira segura e autenticada necessitam do certificado.

Em algumas situações, o certificado digital é exigido por lei, como para organizações inscritas nos regimes tributários de lucro real ou lucro presumido e aquelas que emitem nota fiscal eletrônica (NF-e) são obrigadas a utilizar o certificado digital.




125 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page