top of page

Perdi a senha do meu certificado digital, o que fazer?

Atualizado: 23 de mai. de 2022



O Certificado digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa física ou jurídica que o utiliza, funcionando como um RG virtual, o certificado digital confere validade jurídica e aspectos de segurança digital em transações eletrônicas.

Temos conhecimento de que na internet lidamos com uma infinidade de informações. É preciso lembrar da senha de sites, e-mails, softwares. E existe a possibilidade de esquecermos algumas delas, inclusive a do seu certificado digital.

A maneira de solucionar o esquecimento da senha ou PIN é diferente para cada tipo de certificado. É necessário informar uma coisa importante: as Autoridades Certificadoras (AR) não têm acesso a senha criada por você. Então, entrar em contato com a AR não vai ajudá-lo a resolver essa questão.

Mas há alguns meios para tentar solucionar isto, como vamos abordar ao decorrer do artigo.

Processo de criação da senha do meu certificado digital

No certificado e-CPF A1 ou e-CNPJ A1 emitido pela Identité a senha precisa ser criada através da videoconferência e exige uma senha de 08 a 15 dígitos, pode ser alfanumérica porém não é permitido a utilização de caracteres especiais.

Para emissão do certificado digital A1 on-line, a senha de emissão é gerada pelo cliente. Ele deve guardar esse código porque a autoridade certificadora não tem acesso a ela. No procedimento de emissão, ele gera outra senha para utilizar o certificado.

– Presencialmente, a senha de emissão é gerada aleatoriamente pelo sistema e entregue em mãos para o cliente, por meio de um documento reservado.

Com a senha de utilização, o certificado A1 pode ser utilizado em máquinas diferentes, simultaneamente. Por isso, é necessário que você se lembre da senha, caso passe o arquivo para o contador ou um colaborador seu.


Para o certificado digital A1, o erro da senha não gera bloqueio do certificado digital.

Com o nosso certificado digital você pode fazer parte dessa nova revolução!


Recuperação de senha de uso certificado A1

Há duas maneiras de recuperar a senha do A1.

1ª: Com o certificado instalado no computador

1. Pesquise por opções da internet no menu iniciar. 2. Uma caixa com propriedades da internet aparecerá, clique em conteúdo. 3. Clique em certificados, selecione o certificado que você deseja alterar a senha. 4. Clique em exportar e depois em avançar. 5. Se a opção de exportar a chave privada não aparecer, não é possível alterar a senha. 6. Clique em avançar, avançar novamente, até chegar na tela de alteração de senha. 7. Digite a nova senha e clique em avançar. 8. Selecione a pasta em que seu certificado será salvo, renomeie o arquivo 9. Clique no certificado. 10. Abra o arquivo e clique em avançar até que seja possível digitar a nova senha. 11. Insira a nova senha. 12. Antes de salvar, marque a chave como exportável. 13. Clique em avançar até que apareça a opção de concluir. 14. Pronto, você criou uma nova senha para o certificado A1. 15. Observação: a nova senha só é válida para uso em sua máquina.

2ª: Pelo link para emissão no e-mail

1. Acesso o link que foi enviado por você para emitir o certificado no e-mail 2. Clique em download do assistente de emissão de certificado. Se houver algum problema nesta etapa e você for cliente Certificaminas, entre em contato com a gente. 3. Digite usuário e senha. 4. Clique em emitir certificado. 5. Conclua. 6. Instale o certificado no computador. 7. Observação: a nova senha só é válida para uso em sua máquina.




A Identité está sempre pensando em você! 💚



Se interessou e quer adquirir logo o seu certificado digital? Siga as instruções abaixo:

  • Entre em contato com o whatsapp da Identité

  • Siga as instruções solicitadas

  • Agende a sua videoconferência

  • Obtenha o seu Certificado Digital ✔

120 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page